PM FORMA 94 ASPIRANTES E RECEBE OS 50 NOVOS CADETES

Numa data importante do calendário brasileiro, 21 de abril, homenageamos o herói da liberdade e patrono das polícias do Brasil: Tiradentes. Em 2017, a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro tornará este dia ainda mais marcante, com a realização de uma solenidade dupla, que somará a formatura do Aspirantado a oficial e a Incorporação dos novos alunos oficiais. O Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Wolney Dias e o Comandante da Academia de Policia Militar D. João VI, Coronel Roberto Vianna receberão as autoridades e demais convidados, dando início à cerimônia a partir das 9h dessa sexta-feira, 21/04.

A turma que se forma tem como patrono o Tenente PM Leidson Acácio Alves da Silva, morto em Março de 2014, em confronto na UPP Vila Cruzeiro, onde era subcomandante.

Essa turma de formandos será a última composta por alunos com escolaridade de nível médio. São 94 aspirantes, sendo 84 homens e 10 mulheres, que se formaram em seis de fevereiro, e colarão grau nesta sexta-feira.  A turma que ingressa, com 50 alunos oficiais (45 homens e cinco mulheres), será composta exclusivamente por bacharéis em Direito, inaugurando a exigência de diploma deste curso para integrar o quadro de oficiais da Corporação.

Os formandos conviveram três anos internos na Academia de Policia Militar D. João VI, em regime de estudos intensivos. Entre as disciplinas aplicadas, destacam-se a instruções de tiro, defesa pessoal, uso progressivo da força, direitos humanos, polícia de proximidade, entre outras.  Os aspirantes atuarão ainda como adaptadores para os novatos, por cerca de duas semanas, apoiando nas instruções. O primeiro colocado já sai da Academia com o posto de 2º Tenente. O primeiro colocado da turma foi 2º Tenente Antônio Victor Lopes Fernandes, 27 anos. Para alcançar esta patente, os aspirantes devem cumprir um estágio probatório, com duração de oito meses, nas unidades operacionais.

Data: 21 de abril de 2017

Horário: 9h

Local: Academia de Policia Militar D. Joao VI – AV. Marechal Fontenelle, 2906, Sulacap.