Força feminina na Polícia Militar: Corporação conta com 4.482 mulheres  

A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro conta com policiais militares femininas em seus quadros desde março de 1982. Naquele ano, 158 mulheres iniciaram o Curso de Formação de Soldados no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) tornando-se as primeiras praças da Corporação. O ingresso ao oficialato ocorreu no ano seguinte quando 14 alunas foram aprovadas na antiga Escola de Formação de Oficiais (EsFo).

Passados quase 35 anos, a Instituição conta com 4.482 mulheres cumprindo a missão de Servir e Proteger a sociedade nas mais diversas áreas, como Unidades operacionais, administrativas, área de saúde, de ensino, correcional e no planejamento estratégico da Corporação. O efetivo feminino é composto por 1.003 oficiais e 3.479 praças, entre as quais 45% têm ensino superior. As mulheres representam 9,8% da tropa da Polícia Militar. Nas UPP’s, 757 policiais atuam diretamente com polícia de proximidade.

   

As policiais militares também ocupam cargos de comando e, atualmente, estão à frente de dezessete Unidades da Polícia Militar. No setor de saúde da Corporação, trabalham 1.386 policiais com formação na área, como médicas e enfermeiras, entre outras especialidades.