Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro - EM CASO DE EMERGÊNCIA LIGUE 190

POLICIAIS MILITARES DO GPFer FAZEM PANFLETAGEM NA CENTRAL DO BRASIL PARA PREVENIR SUICÍDIOS

2019-10-07T17:15:20-03:00setembro 26th, 2019|

Dentro da programação do Setembro Amarelo, policiais militares do Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer) distribuíram na manhã desta sexta-feira (20/09) panfletos na Central do Brasil, orientando o público como proceder para evitar ocorrências de suicídio.

A ação na Central do Brasil foi mais uma etapa do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo GPFer inspirado na campanha do Setembro Amarelo, criada para prevenção ao suicídio. Essa mobilização foi uma iniciativa do Comandante da unidade, Major Wagner Luiz Ferreira Marques, e da Subcomandante, Capitão Márcia Mattos.

– Começamos a perceber uma incidência muito grande de mortes por atropelamentos ao longo da via férrea. Muitas dessas mortes ocorreram por suicídio. É um tema muito delicado, uma tragédia vivida pelas famílias e talvez por isso pouco abordado pelos veículos de comunicação – explicou a Capitão Márcia.

Ela foi uma das idealizadoras do treinamento interno realizado no GPFer para capacitar os policiais militares da unidade a lidar com pessoas que possam cometer suicídio. Com base em informações de instituições especializadas no assunto, o GPFer produziu um vídeo voltado para os policiais, orientando como deve ser o procedimento de abordagem a uma pessoa em situação de risco e quais providências devem ser adotadas.

Na panfletagem na Central do Brasil, o público-alvo foram os passageiros. A população, bem informada, pode salvar muitas vidas, convencendo pessoas conhecidas que estejam apresentando sinais de sofrimento psicológico.