REDUÇÃO DE HOMICÍDIOS, ROUBOS DE RUA ETC… NÚMEROS DO ISP TRAZEM NOVAMENTE BOAS NOTÍCIAS

2019-09-12T19:55:20-03:00agosto 21st, 2019|

Os números do Instituto de Segurança Pública (ISP), divulgados oficialmente nesta quarta-feira (21/08), trazem novamente boas notícias para toda a sociedade do Estado do Rio de Janeiro.

Como resultado do aumento do policiamento preventivo e ostensivo, aliado a ações integradas com outros órgãos de segurança pública, continuam em trajetória de queda os indicadores de letalidade violenta, com destaque para o homicídio doloso, e de crimes contra o patrimônio – roubo de rua, roubo de veículos e roubo de carga.

De acordo com o ISP, o indicador homicídio doloso, em julho deste ano, apresentou o menor número de vítimas no estado desde agosto de 2015, 309, uma redução de 25% em relação ao mesmo período do ano passado e de 6% em relação ao mês anterior, junho de 2019. No acumulado do ano, foram registradas 2.392 vítimas, o menor valor para o período de janeiro a julho da série história, que teve início em1991. Em relação ao mesmo período do ano passado, a queda foi de 23%, ou 709 mortes a menos no estado, quando comparado com o mesmo período de 2018.

O indicador letalidade violenta (homicídio doloso, roubo seguido de morte, lesão corporal seguida de morte e morte por intervenção de agente do Estado) também continua em declínio: diminuição de 7% em julho quando comparado com o mesmo período do ano passado.

Os crimes contra o patrimônio também continuam atingindo resultados positivos este ano. Em julho, os roubos de veículos registraram queda de 9% em relação ao mesmo mês de 2018. No acumulado do ano, a diminuição foi de 22% (o menor valor para o período desde 2017). Já nos roubos de rua (roubo a transeunte, roubo em coletivo e roubo de aparelho celular), a redução foi de 8% em julho e, no acumulado do ano, de 3% em relação a 2018. Os roubos de carga caíram 5%, e, no acumulado do ano, o indicador registrou a menor soma desde 2016 – representando um recuo de 19% na comparação.

REDUÇÕES EXPRESSIVAS EM QUATRO AISPs DA REGIÃO METROPOLITANA

Na comparação entre maio e julho de 2019 com o mesmo período de 2018, duas Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) da Baixada Fluminense tiveram resultados importantes: AISP 15 (Duque de Caxias) apresentou o maior recuo em morte por intervenção de agente do Estado e a segunda maior redução em roubo de rua. A AISP 24 (Queimados e adjacências) teve a maior queda nos homicídios dolosos.

Na capital, a AISP 16 (Olaria e adjacências) registrou a maior redução nos roubos de carga e o município de São Gonçalo (AISP 7) apresentou a maior diminuição nos roubos de rua e de veículos.

Os dados divulgados pelo ISP são referentes aos Registros de Ocorrência (ROs) lavrados nas delegacias de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro durante o mês de julho.