CPAM RECEBE NOVAS VIATURAS PARA INTENSIFICAR O COMBATE A CRIMES AMBIENTAIS NO ESTADO

2019-08-22T10:31:10-03:00agosto 8th, 2019|

As novas viaturas entregues na manhã desta quinta-feira (08/08) pela Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade vão ampliar de forma significativa a capacidade operativa do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Também foram doados kits com 350 coletes balísticos e 700 uniformes para os policiais da unidade.

Adaptados para ações de repressão a crimes ambientais, os nove veículos serão incorporados à frota das Unidades de Polícia Ambiental, sediados em regiões estratégicas para atuar em todo território estadual. Uma outra viatura, esta descaracterizada, reforçará o serviço reservado do CPAm, atividade fundamental para checagem de informações, monitoramento e planejamento de nossas operações em áreas de difícil acesso.

Realizada no pátio do Quartel General da Polícia Militar, no Centro, com a presença do Governador do Estado, Wilson Witzel, secretários de Estado e parlamentares, a cerimônia foi marcada pelo início do luto oficial de três dias, decretado em homenagem a dois policiais que faleceram na noite anterior, vítimas de disparos de arma de fogo. O Sargento Carlos Otávio Corrêa dos Santos, do RECOM, estava de serviço na BR-101, em São Gonçalo; e o Sargento Mário Luís Mendonça Lopes, do COE, numa tentativa de roubo, em Olaria.

Representando o Secretário de Estado de Polícia Militar, General Rogério Figueredo de Lacerda, o Subsecretário Geral da Corporação, Coronel Márcio Pereira Basílio, iniciou seu pronunciamento pedindo um minuto de silêncio em memória aos dois policiais.

O Coronel Basílio leu um discurso deixado pelo General Figueredo, em que agradeceu o gesto de generosidade da Secretária do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro. Ao destacar a visão de gestão integrada que vem norteando a atual administração estadual, o texto assinalou que hoje, mais de que nunca, as Secretarias de Polícia Militar, através do CPAm, e do Ambiente e Sustentabilidade precisam atuar de forma coordenada, lembrando que os crimes ambientais passaram a fazer parte de uma rede mais sofisticada montada por organizações criminosas.

“ Esses criminosos continuam atuando no tráfico de animais silvestres, na destruição de florestas nativas, para venda de madeira ou produção de carvão, e na extração ilegal de areia, saibro e granito.
Mas expandiram suas atividades para abastecer também empresas clandestinas que operam na área de construção civil, que, direta ou indiretamente, fortalecem quadrilhas especializadas em crimes financeiros, responsáveis pelo fomento a redes de corrupção, do tráfico de armas e do tráfico de drogas”, disse o Coronel Basílio.

Apesar do maior grau de complexidade, o Coronel Basílio lembrou que “já demos prova de que somos capazes. Trabalhando de forma integrada com outros órgãos de segurança, valorizando a sinergia, estamos alcançando excelentes resultados”.

E concluiu: “Juntos, vamos enfrentar e vencer o desafio de combater os crimes ambientais. A preservação dos recursos naturais é primordial para o desenvolvimento econômico e social do nosso estado. E deve ser compreendida pela sociedade como fonte de qualidade de vida e, mais ainda, como uma questão de sobrevivência para as futuras gerações”.

A Secretária do Ambiente e Sustentabilidade, Ana Lúcia Santoro, falou da importância do apoio dos policiais miliares do CPAm nas ações de sua pasta, que se referem a repressão aos crimes ambientais e na preservação dos recursos naturais do estado. A secretária enumerou uma série de ações integradas, que resultaram em demolições de imóveis irregulares, na interdição de fornos de carvão e na apreensão de veículos e equipamentos utilizados por criminosos.

O Governador Wilson Witzel discursou no final do evento. Fez questão de demonstrar sua solidariedade aos policiais militares que defendem o Estado Democrático de Direito com a própria vida. Lembrou que os criminosos que disparam contra policiais são os mesmos que cooptam jovens e destroem famílias..