ESQUEMA DE POLICIAMENTO PARA A PARTIDA ENTRE VENEZUELA E ARGENTINA PELA COPA AMÉRICA 2019

2019-06-27T17:26:53-03:00junho 27th, 2019|

A Secretaria de Estado de Polícia Militar Rio de Janeiro divulga o esquema de policiamento para a partida de futebol entre Venezuela e Argentina, válida pela Copa América 2019, que será realizada nesta terça-feira (28/6), às 16h, no Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã.

O Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (GEPE) e o 6º BPM (Tijuca) vão contar com 200 policiais militares atuando nas partes interna e externa do estádio, nas escoltas das delegações e arbitragem. Além de contar com apoio do Regimento de Polícia Montada (RPMont), do Batalhão de Ações com Cães (BAC) e do Batalhão de Choque,  que estarão em patrulhamento no entorno do estádio, nas vias de acesso, além das estações de trens e metrô da região.

Segue o esquema de policiamento para a Copa América 2019

A Secretaria de Estado de Polícia Militar intensificará o policiamento em dois pontos focais ao longo da realização da Copa América 2019 na cidade do Rio de Janeiro. O Estádio Jornalista Mário Filho (Maracanã) e o espaço de exibição gratuita de jogos na Praça Mauá, no Centro do Rio, terão o policiamento reforçado nos dias de jogos.

No Maracanã, policiais militares do Batalhão Especializado de Policiamento em Estádios (BEPE) atuarão no interior da arena. O patrulhamento na área externa envolverá o 6ºBPM (Tijuca), o Batalhão de Ações com Cães (BAC), o Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e o Regimento de Polícia Montada (RPMont). O Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer) intensificará a atuação nos ramais ferroviários, tendo em vista a estação de trens do Maracanã, que é um dos principais modais de acesso à arena esportiva.

O Grupamento Aeromóvel (GAM) fará o monitoramento aéreo no perímetro do estádio. O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) só atuará em caso de acionamento.

Na região central da cidade do Rio, atuarão o 5ºBPM (Praça da Harmonia) e a unidade de Rondas Especiais e Controle de Multidões (RECOM) que terão cerca de 160 policiais nos dias de evento.

O Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) estará presente nas principais áreas turísticas com atenção ao público visitante. Nas vias expressas, o Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) reforçará a ostensividade policial.

As responsabilidades relacionadas à segurança pública são compartilhadas com outros órgãos no Centro Integrado de Comando e Controle Regional – Rio de Janeiro (CICCR) e no Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICCL). A atribuição da Polícia Militar é fazer o policiamento no perímetro das instalações.