Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro - EM CASO DE EMERGÊNCIA LIGUE 190

CSPI, UM CURSO SUPERIOR PARA QUALIFICAR GESTORES E INTEGRAR AINDA MAIS AS POLÍCIAS MILITAR E CIVIL

2019-05-28T16:19:52-03:00maio 22nd, 2019|

A aula inaugural da segunda turma do Curso Superior de Polícia Integrada (CSPI), realizada nesta quarta-feira (22/5), representa mais um importante passo para qualificar profissionalmente os gestores das Secretarias de Estado de Polícia Militar e de Polícia Civil do Rio de Janeiro, como também reforçar a integração entre as duas principais instituições da área de segurança pública do estado.

Ministrado nas dependências do Instituto der Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (COPPEAD) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o curso de especialização lato sensu capacitará 28 oficiais superiores da Polícia Militar e 22 delegados da Polícia Civil em gestão pública.

Com término previsto para janeiro do próximo ano, o curso possui 360 horas de carga horária, das quais 285 num módulo comum aos oficiais e delegados e mais 75 horas num modulo específico para cada uma das corporações. A maioria dos professores do módulo comum faz parte do quadro docente da COPPEAD da UFRJ, mas contará também com a participação de professores da Polícia Militar e da Polícia Civil. Já o módulo específico ficará a cargo de professores das duas corporações.

Idealizado para qualificar gestores das instituições de segurança e contribuir para o trabalho integrado de ambas, agora organizadas em duas secretarias de Estado, o CSPI foi concebido como política estrutural com duração de cinco anos. Nos próximos três anos, outras três turmas de oficiais e delegados serão igualmente capacitadas a partir de 2020.

Apesar do sofisticado grau de ensino e alta valorização no mercado, o CSPI não tem custo para o Estado, pois conta com o patrocínio do Banco Itaú, instituição financeira com forte atuação na área de educação, e o Instituto República, uma organização não-governamental voltada para melhorar a gestão de pessoas.