DOCUMENTÁRIO “HERÓIS DO RIO DE JANEIRO” ABRE SIMPÓSIO SOBRE VITIMIZAÇÃO POLICIAL

2019-05-24T18:04:25-03:00maio 3rd, 2019|

Produzido para alertar a sociedade sobre a dura realidade enfrentada por policiais militares, o documentário “Heróis do Rio de Janeiro” será exibido na sessão de abertura do I Simpósio Nacional sobre Vitimização Policial no dia 13 de maio, data comemorativa dos 210 anos de fundação da Polícia Militar do Rio de Janeiro. O evento é aberto ao público mediante prévia inscrição no site https://simposiovitimizacaopol.com.br

De 13 a 15 de maio, o Simpósio reunirá no Centro de Convenções SulAmérica, na Cidade Nova, os comandantes-gerais e representantes do Comando das 27 Polícias Militares do país, além de autoridades e especialistas da Corporação e de outros órgãos.

– O documentário e todos os temas que serão discutidos no evento têm por objetivo honrar nossos policiais militares do Rio e de todo o país, como também expor essa discussão publicamente. Precisamos dar um basta nesse quadro inaceitável de vitimização em nossa tropa – afirma o Coronel PM Fábio da Rocha Bastos Cajueiro, um dos idealizadores e realizadores do filme e do Simpósio.

Estudos mostram que, apenas no Rio de Janeiro, mais de 20 mil policiais militares morreram por causas não naturais, ficaram feridos ou foram afastados por problemas psiquiátricos e psicológicos.

– O documentário revela histórias reais dos policiais militares do Rio vitimados em ação, histórias desconhecidas da população. São homens e mulheres que trabalham num ambiente de guerra urbana, sofrem letalidades absurdas, com sequelas físicas e psíquicas gravíssimas – lembra o Coronel Cajueiro, Presidente da Comissão de Análise da Vitimização e Superintendente de Comunicações Críticas da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

Além de emocionantes e comoventes depoimentos de policiais militares de diferentes patentes e de familiares enlutados, participam do documentário o Procurador de Justiça Marcelo Rocha Monteiro e o professor Ricardo Moderno da UERJ (in memorian).

De acordo com a programação do evento, o primeiro dia será dedicado à exibição do documentário consubstanciado por uma palestra da diretora da obra, Miriam Carvalho, e apresentações dos organizadores. Os dois dias seguintes serão destinados a palestras que abordarão, como tema central, a vitimização policial.

Até a primeira semana de maio, confirmaram presença ao simpósio o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro; o Governador do Estado do Rio, Wilson Witzel; o Secretário da Nacional de Segurança Pública, General Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira; e a Procuradora da República de Juiz de Fora (MG), Zani Cajueiro.

Participarão ainda do evento representantes de todos os órgãos de segurança do país: Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, militares das Forças Armadas e integrantes dos Sistemas de Inteligência e Justiça Criminal.