EQUIPE GERAÇÃO UPP FAZ BONITO E CONQUISTA 43 MEDALHAS NO BRASILEIRO DE JIU-JITSU

2019-05-03T21:31:10-03:00abril 26th, 2019|

Mais uma vez, a equipe Geração UPP fez bonito no Campeonato Brasileiro da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu, realizado no fim de semana (27 e 28/04), em Barueri, São Paulo. Composta por 75 crianças e jovens de nove comunidades do Rio de Janeiro, a equipe conquistou 43 medalhas – 10 de ouro, 11 de prata, 14 de bronze e 11 de participação (menção honrosa a atletas de até 9 anos de idade).
Assim como aconteceu nas quatro competições anteriores, os atletas, na faixa etária de 4 a 17 anos, todos formados e treinados por “policiais-professores” dos projetos sociais da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) demonstraram excelente desempenho, mesmo aqueles que não conseguiram subir ao podium.
No Sábado (dia 27/04), lutaram 2 atletas entre 13 aos 15 anos das faixas laranja e verde; e 13 atletas entre 16 e 17 anos das faixas branca e azul. No domingo (dia 28/04), lutaram 13 atletas entre 04 e 09 anos nas faixas cinza e amarela;
21 atletas entre 10 e 12 anos nas faixas cinza, amarela e laranja; e
16 atletas entre 13 e 15 anos nas faixas cinza e amarela.

Contudo, tão ou mais importante do que a conquista de medalhas nos tatames é o sucesso que tem sido alcançado pelos projetos sociais de lutas marciais realizados em diversas UPPs. Pelo quinto ano consecutivo, equipes da Geração UPP participam do torneio nacional de luta promovido pela CBJJ.
Responsável pela área de Polícia de Proximidade da CPP, a Major Bianca é uma incentivadora dos projetos sociais, em especial os de lutas marciais, como ferramenta de inclusão social e de mudança de perspectiva de vida de muitos jovens de comunidades carentes.
– É um trabalho único proporcionado pela Polícia Militar. Policiais voluntários não só ensinam técnicas de lutas marciais. A luta mostra a esses jovens o caminho da disciplina, de um olhar diferenciado da vida e, sobretudo, desenvolve neles capacidade de resiliência para enfrentar seus desafios – afirma a Major Bianca. Ela faz questão de enaltecer a importância dos parceiros da Polícia Militar nesse projeto, como a LBV, Rádio Brasil, Prime Esportes e Boomboxe.
No 21 de abril, os atletas da equipe Geração UPP participaram com muito orgulho do desfile cívico realizado no Centro do Rio, em homenagem a Tiradentes, o Patrono das polícias do Brasil. Durante a cerimônia cívica, receberam o apoio e o incentivo das autoridades presentes, entre as quais o Governador do Estado, Wilson Witzel, e o Secretário de Estado de Polícia Militar, Coronel Rogério Figueredo de Lacerda.