COMANDANTES GERAIS DE POLÍCIA MILITAR DE DIFERENTES ESTADOS TROCAM EXPERIÊNCIA NA LAAD

2019-04-16T15:11:20-03:00abril 4th, 2019|

O retorno da Polícia Militar do Rio de Janeiro ao status de Secretaria de Estado possibilitou maior autonomia à Corporação, tanto em relação à gestão e alocação de recursos como nas decisões operacionais e administrativas. O diagnóstico sobre a mudança no organograma da área de segurança pública estadual foi apresentado pelo Secretário de Estado do Polícia Milita do Rio de Janeiro, Coronel Rogério Figueredo de Lacerda, durante painel de debates que reuniu, no Riocentro, Comandantes Gerais de Polícia Militar de todo o país.
Realizado no final da tarde da última quarta-feira (03/04), o painel fez parte da programação da Laad & Security, a maior feira de segurança e defesa da América Latina, que vem sendo promovida no Riocentro. Reunindo empresas, gestores públicos e especialistas em segurança e defesa, a feira foi inaugurada na terça-feira, dia 02 de abril e se estende até sexta-feira, dia 05 de abril.
Durante a palestra, acompanhada por um público qualificado de gestores públicos, empresários e consultores da área de segurança, o Coronel Figueredo garantiu que a mudança, ao contrário do que muitos críticos previam, reforçou o trabalho integrado com a Polícia Civil do Estado do Rio, assim como com outros órgãos de segurança. Ele citou como exemplo a parceria entre policiais da UPP da Vila Cruzeiro e da 22ª DP (Penha) na identificação de traficantes que atuam naquela comunidade da Zona Norte do Rio, aterrorizando moradores e ostentando armas de guerra em bailes funk.
Presidida pelo Coronel Bombeiro do Estado da Bahia Francisco Luiz Telles de Macêdo, Presidente Interino do Conselho Nacional de Comandantes Gerais – CNCG – PM/BM, a mesa do painel, além do Coronel Figueredo, contou com a presença do Coronel PM Marcelo Vieira Salles, Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo; do Coronel Mário Yukio IKEDA, Comandante Geral da Brigada Militar do Rio Grande do Sul; do Coronel PM José Dilson Melo de Souza Júnior, Comandante Geral da Polícia Militar do Pará; e do Coronel PM Vanildo Neves de Albuquerque Maranhão Neto, Comandante Geral da Polícia Militar de Pernambuco.
O painel foi concebido para oferecer aos participantes, como também à platéia, a oportunidade para debater experiências e conhecer melhor os desafios e as peculiaridades do modelo de policiamento empregado em cada um dos estados representados por seus comandantes.