ESPECIALISTAS DO CCRIM ORIENTAM POLICIAIS MILITARES COMO PROCEDER EM LOCAIS DE CRIME

2019-03-22T17:29:05-03:00março 14th, 2019|

O Centro de Criminalística (CCrim) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro realizou na tarde desta quinta-feira (14/03) o 1° Ciclo de Palestras sobre Perícia Criminal. O objetivo do evento foi conscientizar os policiais militares a respeito da importância da preservação das provas encontradas nos locais de crime.

Durante o ciclo de palestras, realizadas no auditório do Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas), foi ressaltado que, agindo de forma profissional, a primeira equipe que chega a uma ocorrência pode ter papel decisivo na elucidação dos fatos, contribuindo muito para o trabalho dos peritos criminais.

As palestras abordaram o caminho ideal que as provas devem seguir: idoneidade do local de crime, documentos (cópias), balística forense, exame pericial em arquivos de áudio, exame pericial em arquivos de vídeo e exames laboratoriais.

Mais de 170 policiais militares, em sua maioria oficiais, lotaram o auditório do Proerd. Os participantes terão a missão de difundir para a tropa da PM os conhecimentos passados durante as palestras.
Segundo o Major Giuliano Dória, um dos palestrantes do evento, em casos de homicídio, cada detalhe é fundamental para a elucidação do crime.

– Em se tratando de assassinato de policiais militares, um crime que causa forte impacto na tropa, as guarnições que chegam primeiro ao local devem ter muito cuidado para não descaracterizar o local de crime e não comprometer as investigações.