PM INTENSIFICA REALIZAÇÃO DE CURSOS DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL DA TROPA

2019-02-15T21:03:53+00:00fevereiro 7th, 2019|

A partir do dia 11 de fevereiro, a Secretaria de Estado de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro dará sequência ao processo de aprimoramento profissional da tropa, intensificando a realização de dois cursos – Treinamento de Abordagem Policial (TAP) e de Capacitação em Saque e Porte Velado. Participarão dessa etapa 810 policiais militares.
Nessa nova etapa, que se estende até o dia 11 de abril, farão o TAP 570 praças de unidades do 3º CPA (Baixada Fluminense), divididos em turmas de dez participantes. Ministrado por instrutores do Comando de Operações Especiais (COE), o treinamento será feito em um dia, com dez horas de aulas práticas e teóricas sobre abordagens a pessoas e veículos, legislação, manuseio e manutenção de armamento. Em linhas gerais, o TAP foi concebido para capacitar técnica e taticamente os participantes com objetivo de minimizar os riscos tanto para o policial militar como para o cidadão.
Já o Curso de Porte Velado, que se estenderá até o final de fevereiro, dará treinamento a 240 policiais – praças e oficiais do 27º BPM (Santa Cruz). Este treinamento consiste em um conjunto de técnicas que permite ao policial militar agir e reagir de forma segura quando estiver portando veladamente seu armamento.
Iniciados em 2017 após a conclusão de um estudo sobre vitimização policial, esses dois treinamentos serão intensificados este ano para aprimorar profissionalmente toda a tropa. Até agora, 6.500 passaram pelo treinamento.