OPERAÇÃO VERÃO REFORÇA O POLICIAMENTO DA ORLA CARIOCA A PARTIR DESTE FERIADÃO

2018-10-25T19:03:52+00:00outubro 11th, 2018|

Do Flamengo, na Zona Sul, até o Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste, toda a orla carioca ganhará um reforço substancial no policiamento, a partir desta sexta-feira, dia 12/10, marcando o início da Operação Verão 2018-2019.
Ação integrada para aumentar a sensação de segurança de moradores e turistas, a Operação Verão contará com a participação da Polícia Militar e diferentes órgãos da Prefeitura do Rio – Guarda Municipal e as secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), Especial de Ordem Pública (SEOP) e de Transportes (SMTR).

A Polícia Militar atuará com 1.200 policiais de unidades convencionais e especializadas durante este feriado – 400 a cada dia. Além dos batalhões de áreas da cidade contempladas no esquema de segurança, serão empregados policiais dos batalhões de Policiamento em Grandes Eventos (BPGE), de Áreas Turísticas (BPTur), além do Grupamentos de Policiamento Transportado em Ônibus Urbanos (GPTOU) e do Regimento de Polícia Montada (RPMont).

O esquema contará com o apoio de um Carro de Comando Móvel que ficará baseado no Arpoador. A unidade receberá, em tempo real, imagens transmitidas pelo helicóptero do Grupamento Aeromóvel (GAM), que sobrevoará toda a orla. A tecnologia vai agilizar o deslocamento de viaturas e policiais quando necessário.

Estão planejadas abordagem a veículos, com atenção especial a ônibus, ao longo do dia. Os policiais vão revistar passageiros e, em caso de suspeita de crianças e adolescentes em situação de risco, o caso será encaminhado para a Secretaria Municipal Assistência Social e Direitos Humanos. Para facilitar a comunicação e a integração nas ações, a Polícia Militar irá atuar na mesma frequência de rádio com a Guarda Municipal.

Na areia, vão atuar policiais do Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos (BPGE) capacitados para trabalhar em aglomerações e com armamento não-letal e uso progressivo da força.