SEMINÁRIO DE SAÚDE DÁ INÍCIO A UM NOVO MODELO DE GESTÃO DE PESSOAL NA PM

2018-05-25T12:27:06+00:00maio 25th, 2018|

A realização do “Seminário Saúde do Trabalhador na PMERJ – Interfaces e Desafios” foi um marco para a implantação de um novo modelo de gestão na área de recursos humanos na Corporação, privilegiando o foco nas condições físicas e psicológicas da tropa. O evento foi realizado na manhã de quinta-feira (24.05) no auditório do Quartel General da PM, reunindo especialistas das áreas médica e de ensino da PM e de outras instituições.

O seminário foi aberto pelo Comandante-Geral da PM, Coronel Luis Claudio Laviano, que enalteceu a iniciativa de discutir profundamente um tema relevante num momento muito difícil. “Nossa tropa está exposta a uma carga de estresse físico e emocional sem precedentes. Precisamos estar em boas condições físicas e principalmente mentais para prestar nosso serviço à sociedade e cuidar de nossas famílias”, disse o Coronel Laviano.

Além do Comandante-Geral, compuseram a mesa o Coronel Ricardo Bakr de Souza Faria, Diretor da DGEI (Diretoria Geral de Ensino e Instrução); o Coronel Médico Albert James Ambram, Diretor da DGS (Diretoria Geral de Saúde); e o Coronel Marcio Pereira Basílio, Subchefe do Estado Maior Administrativo da PM. O evento foi coordenado pela Major Psicóloga Márcia Stanzione.

Os trabalhos tiveram início com a conferência “Condições de Saúde dos Agentes de Segurança Pública”, proferida pala pesquisadora Patrícia Constantino, Psicóloga e Doutora em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. Em seguida, foram realizadas duas palestras: “Vitimização Policial: Prejuízo da vida (en) cena”, do Coronel PM Fabio da Rocha Bastos Cajueiro, Diretor da DAS (Diretoria de Assistência Social); e “Trabalho Policial e Saúde”, do Capitão Psicólogo Alessandra Rodriguez Uller, da ESPM (Escola Superior da Polícia Militar).

Por último, foi realizada uma mesa de debates tendo como tema “Práticas Inovadoras – Roda de Conversa”, com a participação do Coronel Roberto Cavalcanti Vianna, Coordenador da CAEs (Coordenadoria de Assuntos Estratégicos); Major Leonardo Nogueira, Sub-Comandante do 25º BPM (Itaboraí); e Major Médico Rosana Lopes Cardoso, da equipe da SASP (Serviço de Atenção à Saúde Policial).