GABINETE ITINERANTE APROXIMA AINDA MAIS O COMANDO DA TROPA

2018-05-04T17:44:21+00:00 maio 4th, 2018|

O sucesso da primeira reunião do recém-criado Gabinete Itinerante do Comandante-Geral (CICG) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, realizada na sede do 7º CPA (Comando de Policiamento de Área), em Teresópolis, demonstrou o quanto esta iniciativa inédita pode contribuir para o fortalecimento da Corporação.
O CICG foi concebido para aproximar mais o Comando-Geral da Corporação com os CPAs e suas unidades operacionais, tanto do interior quanto da Região Metropolitana. Nesta primeira reunião, realizada na manhã da última quinta-feira (03.05), o Comandante-Geral da PM, Coronel Luis Cláudio Laviano, teve a oportunidade de prestar esclarecimentos e expor a posição do Comando sobre variados temas durante uma preleção para os policiais militares dos quatro batalhões subordinados ao 7º CPA – 11º BPM (Friburgo), 26º BPM (Petrópolis), 30º BPM (Teresópolis) e 38º (Três Rios).
Na preleção, o Coronel Laviano fez um relato sobre os reflexos da crise econômica na área de segurança, falou sobre os benefícios que a Intervenção Federal poderá proporcionar aos órgãos de segurança pública do Estado e à sociedade, e abordou a vitimização policial e as medidas que vêm sendo adotadas pela Corporação. Dedicou boa parte de sua fala para transmitir valores éticos e disciplinares, ressaltando a importância da área correcional, e para lembrar a necessidade de se investir nas áreas de formação e logística para que o policial militar da atividade-fim esteja em condições de proteger a sociedade e a si próprio.
– Ao combater a criminalidade, o policial está preservando os dois bens mais valiosos do ser humano: a vida e a liberdade – disse o Coronel Laviano à tropa perfilada no pátio da Fazenda Ermitage, sede do 7º CPA.
Após a preleção, o Comandante-Geral e o Subchefe do Estado Maior Geral Operacional, Coronel Marcelo Francisco Nogueira, reuniram-se com o Comandante do 7º CPA, Coronel André Luis Araújo Vidal, e os comandantes das unidades operacionais, para conhecer mais de perto as demandas locais e ouvir propostas.
Na reunião, foram discutidas medidas, muitas delas simples, que vão resultar em melhoria de desempenho da Corporação no policiamento dos 18 municípios que estão sob responsabilidade das quatro unidades do 7º CPA. Participaram da reunião o Subchefe Operacional do 7º CPA, Tenente-Coronel Márcio dos Santos Guimarães; e os comandantes do 11° BPM, Tenente-Coronel Eduardo Vaz Castelano; do 26º BPM, Coronel Odirlei Santos Alves de Souza; do 30º BPM, Coronel Marco Aurélio Santos; e do 38º BPM, Tenente-Coronel Luciano Carvalho Souza.
A agenda da reunião do CICG foi concluída com uma visita dos comandantes ao quartel do 30º BPM (Teresópolis). Na ocasião, o Comandante-Geral prestou homenagem a quatro policiais da unidade que protagonizaram uma ocorrência de destaque. No dia 22 de março deste ano, o Subtenente Michel, o Sargento Pimentel, o Cabo Geraldo e o Soldado Lohan arriscaram suas vidas para resgatar uma senhora que estava presa em seu apartamento durante um incêndio.

“Coronel Laviano cumprimenta um dos policiais do 30º BPM que participaram do resgate de uma senhora durante um incêndio.”