PM PARTICIPA DE CURSO PARA SEGURANÇA EM ESTÁDIOS DO MINISTÉRIO DOS ESPORTES

2018-03-23T12:03:34+00:00março 19th, 2018|

A Polícia Militar esteve presente na primeira fase do Curso de Avaliação de Risco em Estádios de Futebol realizada nesta segunda-feira (19/03) na Arena do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, no Rio. A capacitação ministrada pelo Ministério do Esporte em parceria com a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) foi concebida pela Coordenação-Geral de Governança, Gestão e Segurança em Eventos Esportivos (COGES), do Ministério do Esporte. A COGES é chefiada pelo coronel da reserva da Polícia Militar do Rio de Janeiro e ex-árbitro da FIFA, Aristeu Leonardo.

O curso dividido em quatro etapas tem por objetivo estabelecer um protocolo de atuação contra a violência em arenas esportivas. A expertise operacional do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (GEPE) da Polícia Militar será usada como referência para os conceitos a serem construídos nas aulas e posteriormente difundidos.

Instituições policiais, representadas pelas respectivas unidades que trabalham em estádios, e profissionais das federações de futebol do país são o público alvo das aulas. Policiais do Estado-Maior da Polícia Militar, do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (GEPE), do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), do Batalhão de Ações com Cães (BAC) e do Regimento de Polícia Montada (RPMont) representaram a PMERJ no encontro inaugural.

Nesta primeira fase, que ocorrerá até o dia 23 de março, será debatido e formulado o conteúdo a ser replicado para os outros Estados e o Distrito Federal visando a ação unificada em relação a segurança em arenas.