Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro - EM CASO DE EMERGÊNCIA LIGUE 190

NOVO COORDENADOR ASSUME COMANDO DAS UNIDADES DE POLÍCIA PACIFICADORA (UPPs)

2018-04-03T08:10:20-03:00março 20th, 2018|

Ocorreu, na manhã desta terça-feira (20/3), a cerimônia de passagem de comando da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), em que o coronel PM Rogério Figueredo de Lacerda assumiu o posto de coordenador em substituição ao também coronel PM Samir Vaz Lima, que assumirá o 4º Comando de Policiamento de Área (CPA), em Niterói.

O coronel Figueredo tem 48 anos de idade, 28 deles dedicados à Polícia Militar. Com especializações em Comunicação Social e Educação Física, o novo coordenador também concluiu o Curso Superior de Polícia Integrada e possui MBA em Gestão de Segurança Pública. Dentre suas condecorações está a Medalha Tiradentes, honraria concedida pela Assembléia Legislativa a pessoas que prestaram relevantes serviços à causa pública do Estado do Rio de Janeiro. O oficial já atuou como Ajudante de Ordens e Secretário do Comandante Geral (2007 e 2008), chefe da Seção Administrativa do Gabinete do Comandante Geral (2008), corregedor-chefe da 4ª Delegacia de Polícia Judiciária (2009) e comandante do 37º BPM (Resende) em 2011. O coronel também já integrou o projeto da Pacificação, atuando como coordenador de Inteligência (2012) e Operacional (2013) das UPPs. Em 2014, assumiu o comando do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e no mesmo ano seguiu para comandar 18ºBPM (Jacarepaguá), onde permaneceu até então.

O coronel Samir deixa a coordenação da CPP após pouco mais de cinco meses no cargo. Como marca, o comando diminuiu em cerca de 50% os números de vitimização policial nas áreas pacificadas, impulsionou as recuperações de cargas roubadas, principalmente nas comunidades do Complexo do Lins e Vila Kennedy, e inspecionou presencialmente as unidades produzindo relatórios efetivos para o comando geral. O coordenador também assumiu o posto no momento de implementação do cerco policial à Rocinha, em setembro de 2017, colaborando diretamente com as ações integradas.

Em tempo: Com a saída do coronel Figueredo, o 18ºBPM (Jacarepaguá) será comandado interinamente pelo Tenente Coronel Marcelo Bernardo, que ocupava o posto de subcomandante da unidade.