PM dá início ao primeiro Programa de Capacitação da tropa em 2017

2017-03-31T18:41:05-03:00março 31st, 2017|

Com vistas a aprimorar os serviços prestados pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) à população, uma nova edição do Programa de Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional (QAP) está sendo realizada desde a primeira semana de janeiro de 2017. Trata-se de um conjunto de instruções que têm por objetivo aumentar a responsabilidade em relação ao uso da força e de armas de fogo, bem como a atenção à saúde física e psicológica dos policiais militares.

Na primeira etapa do Programa de Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional (QAP), o policial passa por exame geral de saúde, seguido de avaliação psicológica para detectar os principais problemas de saúde física, bem como distúrbios de ansiedade e humor. Se aprovado pela equipe médica, o policial segue para a segunda etapa do programa e é submetido a um teste de condicionamento físico. Finalmente, na terceira etapa, ele é encaminhado para o treinamento de habilidades técnicas – que inclui instruções de armamento e tiro – tem duração de cinco dias e é aplicado de forma intensiva.

O treinamento se baseia na metodologia do uso progressivo da força, se iniciando com instruções de abordagem segura usando de verbalização adequada, tomada decisão (que envolvem procedimentos para evitar ações por impulso), técnicas de tiro de defesa, dentre outras disciplinas que compõem o programa. O QAP existe desde 2015 e tem caráter preventivo. Futuramente, será exigido a todos os policiais da Polícia Militar e será realizado uma vez por ano. O projeto 2017/2018 será composto por 5000 policiais da atividade-fim dos Batalhões que registram os maiores índices de confronto do Estado do Rio de Janeiro.

Tamanho da Fonte
Contraste